Muitos designers não sabem o quanto cobrar ao trabalhar por conta, então vou replicar um post aqui bem bacana que da uma base pra quem quer começar a fazer aquele job em casa e ganhar uma grana extra ou até mesmo se sustentar.
Defina seu preço-base
Pra começar, você precisa definir sua base de ganhos por hora. Qual o
mínimo de dinheiro que você precisa pra cobrar pra cobrir suas despesas
sem fazer lucro em cima? Isso é o que chamamos de
preço-base.
Assim que você estabelecer uma base e começar a entender quer receber
um centavo a menos seria ruim (um projeto de prejuízo) vai ficar mais
fácil de determinar quanto de lucro você quer fazer. Logo, isso vai
fornecer um seguro viável para seus projetos e pode ajudar a colocar um
preço no seu trabalho no mercado competitivo atual.
Definir o preço-base requer um pouco de matemática básica e um pouco de adivinhação.
Quanto você precisa pra sobreviver um mês? Divida isto pelo tanto de tempo que você trabalha e você terá seu preço-base.
Por exemplo, vamos supor que você tenha R$ 1.000 em contas todos mês –
aluguel, água, luz, telefone e comida. Vou assumir que você trabalhe
todo dia útil, das 9 da manhã até 6 da tarde, tirando uma hora de
almoço. No total, seria 8 horas de trabalho por dia. Multiplicando por 5
dias na semana e quatro semanas por mês, temos um total de 160 horas de
trabalho mensais. Para que você sobreviva, você precisa ganhar pelo
menos R$ 6,25 a hora.
Defina seu lucro
Lucro é o que sobra depois de todas as contas terem sido pagas.
Se você cobrar seu preço-base a seus clientes, nunca terá lucro; todo
mês, você terá suas contas pagas mas não sobrará nenhum dinheiro extra.
Então como fazer para ter uma grana afim de investir em equipamento
melhor ou aquela tão sonhada viagem ao Paraguai pra comprar muamba?
O lucro você vai inserir no seu preço-base na hora de cobrar do
cliente. Aqui você tem duas opções: ter um lucro absurdo (ou seja, seu
valor por hora vai lá em cima), no entanto você terá menos clientes ou
diminuir seu lucro e nunca ter trabalho faltando. O ideal é achar um
meio-termo: seu lucro é o suficiente para te incentivar a continuar
trabalhando mas não tão pouco que você acabe trabalhando em 10 projetos
por vez e fazendo todos eles com qualidade inferior.
Mas como se define o lucro? Lucro é o prêmio
adicional pelo seu trabalho que contribuiu com o crescimento do negócio
ou empresa do seu cliente. Se seu trabalho é diferente do de outros
profissionais, se você tem aquele diferencial que mais ninguém tem, você
pode obter um lucro maior por causa da exclusividade. Por exemplo, se
seu atendimento ao cliente é excelente, você trabalha mais rápido que
seus concorrentes ou qualquer outro diferencial, seu lucro poderá ser
maior. E é aqui que entra a parte de adivinhação.
Quanto vale seu diferencial? Quanto você
honestamente
acha que seu trabalho vale? Dez porcento em cima do seu preço-base?
Vinte? Cem? Duzentos? Aqui vai de você. Mas cuidado com sua escolha!
Seguindo nosso exemplo, vamos dizer que o lucro é de 100% do
preço-base porque o serviço é excelente e você faz algo que nenhum outro
profissional faz. De R$ 6,25 a hora, você passou a cobrar R$ 12,50. No
fim do mês, seu ganho será de R$ 2.000 e o lucro será R$ 1.000.
Defina a duração do projeto
Essa é a variável final da equação, e a mais difícil também.
Primeiro, você precisa saber exatamente o que seu cliente quer. E aí que entra a necessidade do briefing. Com isso em mãos, é necessário que você
conheça-te a ti mesmo. Quanto tempo demora para você fazer um site parecido com o que o seu cliente quer? Quatro dias? Quatro semanas?
O briefing não serve apenas para medir quanto tempo você acha que vai
precisar, mas também para ficar de olho no que pode ser feito, como
pode ser feito e como estabelecer regras para que seu cliente não decida
mudar tudo na última hora. Um briefing deve estabelecer claramente o
que o cliente quer.
Assim, você pode definir quanto vai cobrar pelo que está escrito no documento.
Se o cliente decidir mudar algo ou pede por algo extra que não está
incluso no documento, então o freelancer têm todo o direito de cobrar a
mais pelo trabalho extra.
No nosso exemplo, vamos assumir que você vá precisar de pelo menos 20
dias para fazer o projeto daquele cliente. Ou seja, 160 horas.
Agora temos seu valor-base, sua porcentagem de lucro e o número de
horas que vai demorar para finalizar um projeto. Está na hora da…
A Fórmula Mágica
Seguindo nosso exemplo, trabalhando por R$ 6,25 a hora, lucrando
100%, você estaria cobrando R$ 12,50 a hora. Multiplique pelo número de
horas estimada (160) e pronto! O valor a ser cobrado é R$ 2.000.
Mas, peraí. Esse cálculo é óbvio, não é? Não.
Muitos
freelancers lá fora, quer sejam escritores, designers, programadores ou
músicos continuamente falham em criar regras de trabalho quando o
assunto é cobrar o projeto adequadamente.
Freqüentemente existe uma tendência de cobrar um preço abaixo do
mercado; talvez pelo fato de que não têm idéia de quanto devem cobrar,
talvez porque eles estão tão preocupados com adversários em potencial e
acham que quanto menor o preço, melhor o preço, mas mais freqüentemente é
porque eles não acertaram seu preço base, o lucro que querem ganhar em
cima e o número de horas que vai demorar para completar um projeto.
Crie seu próprio preço-base e lucro e
nunca ofereça um preço para um trabalho que seja menos do que você precisa pra sair sem prejuízo. Faça essas coisas básicas e seu preço sempre estará certo!
Fonte:design.blog.br
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