# Um diploma é preciso, ou não

Hoje vou usar o Blogueador para reclamar e to me lixando se alguém achar que o vocabulário empregado não é adequado ou se fui ácido ou agressivo demais. Essa é uma coisa que já tem um tempo que eu venho dizendo isso aqui em casa com a @nica_cavalcante e também com meus pais:
Por que diabos é tão necessário assim você ser formado em alguma merda no Brasil?
Sim, digo no Brasil porque lá fora a coisa me parece funcionar de forma diferente, pelo menos nas empresas decentes.

Já tenho observado, e não é de hoje, que aqui no Brasil existe uma enorme desvalorização de profissionais não formados, principalmente no mercado de Design. Acho que falta um amadurecimento das empresas na hora de contratar um profissional. “Isso me deixa looooucoo” por um motivo em especial: Hoje a maioria das pessoas tem ralado e tals, correndo atrás do seu diploma, só que como o simples fato de ter um diploma QUASE faz de você um cara empregado, tem ferrado com o mercado. (Agora é a parte que você me pergunta porque.) – Porque? – Porque tem trazido cada vez mais micreiros pro mercado do design, onde o cara acha que só porque tem diploma ele é um designer. Não acho que só a tecnica que conta, nem que só a teoria, mas sim, a experiência, porque com ela vem a teoria e prática juntas, não necessariamente nessa ordem. Acho que quando você é obrigado a se virar e aprender sozinho, te faz um profissional menos dependente dos outros e mais completo.


Um dar um bom exemplo disso que eu to falando. Acho que muita gente já deve ter ouvido falar ou lido algo sobre o Vitor Lourenço (@VL), pois é, ele tem só 23 anos e pra quem não sabe, é um dos responsáveis pelo design do Twitter. Além de novo, o rapaz não tem formação, largou a faculdade de Design Gráfico logo nos primeiros meses. Mesmo com pouca idade, ele já passou por gigantes da comunicação digital como Globo.com (2006 – 2008), Yahoo (2008-2009) e agora no Twitter (2009 – Hoje). É só dar uma conferida no LinkedIn do Vitor pra saber um pouco mais da sua vida profissional.
Agora vem me dizer que ele chegou até aí porque é formado? Porque passou 4 anos enfiado numa faculdade, sentado numa mesa desenhado ou tratando fotos no Photoshop? NÃO! Ele chegou até aí porque é bom no que faz, porque estuda, pesquisa, sabe teoria e prática, e tem uma das coisas que eu acho que é fundamental: auto-confiança. Acreditar no próprio potencial é uma coisa imprescindível para qualquer profissional. Não o conheço nem estou aqui puxando saco do cara, só acho que ele é um exemplo para todos que não acreditam que ter uma boa experiência é necessário, que é preciso ter um diploma, onde nem sempre se forma sabendo de fato alguma coisa.

Quer ver outro exemplo?! Em várias das empresas onde eu trabalhei, sempre tive o azar de encontrar com algum profissional que é formado, tem Pós-Graduação nisso e naquilo, sabe teoria pra caralho, mas na hora de fazer acontecer não faz nada. De que serve um profissional que só é teórico? E de que serve um profissional que só tem prática? O importante pro mercado hoje é ter um profissional experiente, que sabe fazer e que sabe orientar alguém a fazer. O mundo ta girando e se você não for um profissional completo e competente vai se dar mal mais cedo ou mais tarde.
Mostrei o exemplo do Vitor Lourenço porque além de tudo que eu já disse aqui, o cara é brasileiro e conquistou tudo que tem na sua vida profissional, sozinho e hoje está em uma das empresas que mais crescem no mundo e é valorizado pelo seu trabalho, independente do rótulo que ele carrega ou deixa de carregar. Não é um pedaço de papel que vai dizer quem você é. Se você pensa assim, seu cérebro é tão descartável quanto esse pedaço de papel.

Não vou nem entrar no assunto de diplomas comprados, senão quebro esse computador hoje.

PS: Uma última notícia que acabei de ler no Twitter e que eu acho que é a mais pura verdade:

RT @_fransuel: Você entra na faculdade: “Esquece tudo o que você aprendeu na escola > Você entra no mercado de trabalho: “Esquece tudo que aprendeu na faculdade!”

0 comentários:

Postar um comentário